Você está aqui: Página Inicial / VEREADORES VISITAM SECRETARIA DE SAÚDE EM BUSCA DE INFORMAÇÕES SOBRE VACINAÇÃO CONTRA COVID-19

O Município recebeu 644 doses da vacina Coronavac e já foram vacinadas 433 pessoas, seguindo as normas técnicas divulgadas pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Estado da Saúde.

Informações mais detalhadas sobre como está sendo realizada a vacinação contra a Covid-19 em Leopoldina motivaram a visita feita por três vereadores à Secretaria Municipal de Saúde, na tarde desta segunda-feira (25/01).

José Augusto Cabral e Gilmar Pimentel de Oliveira, respectivamente Presidente e 1º Secretário da Mesa Diretora, além do vereador Bernardo Guedes, foram recebidos por Márcio Vieira Machado, Secretário Municipal de Saúde, e Leila Resende Conte, Superintendente de Vigilância em Saúde.

Os parlamentares questionaram o número de pessoas já vacinadas contra a Covid-19 e os critérios que estão sendo adotados. Segundo Márcio Machado, o Município recebeu 644 doses da vacina Coronavac, desenvolvida pelo laboratório Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. Até esta data, foram vacinadas 433 pessoas, seguindo as normas técnicas divulgadas pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Estado da Saúde.

Leila Conte informou que a primeira fase da vacinação terminará ainda nesta semana, contemplando integrantes do público-alvo, tais como idosos residentes em asilos, profissionais de saúde e de empresas funerárias, além de membros de residência inclusiva. A superintendente explicou que a segunda dose, que já está reservada na Gerência Regional de Saúde, será aplicada respeitando um prazo de quatorze dias.

O Secretário garantiu que o Município possui um controle rígido em relação às pessoas que foram vacinadas. Segundo ele, diariamente são elaborados relatórios com todos os dados, inclusive com o registro de possíveis perdas de vacina. Márcio Machado confirmou que o planejamento para a chegada da segunda remessa de vacina já está pronto, mas ressalvou que o município não tem autonomia para definir o público que será atendido.

Segundo ele, a Secretaria de Saúde pretende disponibilizar unidades volantes para atender às pessoas com mobilidade reduzida ou que estão acamadas. Também serão utilizados os cadastros das pessoas com mais de 75 anos, residentes na área de abrangência dos PSFs. Para os moradores em áreas não cobertas pelas unidades de saúde, a Secretaria providenciará um cadastro próprio para atendimento.

Ao final, os vereadores consideraram como positiva a visita e não descartaram a possibilidade de novos encontros para atualização das informações a cerca do planejamento do município para imunização da população.