Você está aqui: Página Inicial / CÂMARA DISCUTE INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO

CÂMARA DISCUTE INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO

Alexandre Badaró defende a realização de uma campanha de conscientização das empresas, para assegurar um tratamento igualitário a todas as pessoas buscam o mercado de trabalho.

Entrar no mercado de trabalho não é uma tarefa fácil em virtude dos critérios cada vez mais rígidos que são adotados no processo de seleção de pessoal. Em virtude disso, pessoas com deficiência ou reabilitados pelo INSS não conseguem uma oportunidade de trabalho.

Esse tema foi discutido pelos vereadores durante reunião ordinária da Câmara Municipal, realizada no dia 16 de março de 2021. O vereador Alexandre Badaró (PSB) foi o autor da Indicação nº 424/2021 que sugeriu ao Poder Executivo o estabelecimento de parceria com o Ministério do Trabalho para a instituição do Dia D – Dia da inclusão profissional de pessoas com deficiência e reabilitação do INSS no mercado de trabalho.

Ao justificar sua iniciativa, o parlamentar explicou que o objetivo é promover a inclusão dessa parcela da população no mercado formal de trabalho. Segundo ele, vários municípios instituíram o “Dia D”, através de parceria com o Ministério do Trabalho, com atendimento exclusivo a esse público, fortalecendo, assim, as políticas de empregabilidade para as pessoas com deficiência, aproximando trabalhadores e empresas.

Alexandre Badaró ressaltou a importância dessa medida e disse esperar uma resposta positiva do Governo Municipal à sua indicação. Ele frisou que essa ação visa, através do processo de conscientização das empresas, assegurar um tratamento igualitário a todas as pessoas que buscam a inserção no mercado de trabalho.

O parlamentar também foi autor de outras proposições já aprovadas na Câmara: criação de uma campanha contra a utilização de celular no trânsito intitulada “Trânsito sem celular”; criação de um número de Whatsapp para a Defesa Civil Municipal receber denúncias e ter auxílio nas investigações; aquisição pelo Município de um trator de pequeno porte para ser utilizado na limpeza de ruas e avenidas da cidade.

Todas as indicações citadas foram aprovadas por unanimidade.

(Imagem ilustrativa disponível na Internet)