Você está aqui: Página Inicial / LEGISLATIVO PROPÕE COLOCAÇÃO DE PLACAS E CAMPANHA EDUCATIVA CONTRA BICICLETAS NAS CALÇADAS

A manifestação da Câmara de Vereadores foi em resposta às inúmeras reclamações de cidadãos leopoldinenses que não se sentem respeitados pelos ciclistas.

Está cada vez mais comum encontrar bicicletas disputando espaço com carros, motos, transportes coletivos e, principalmente, pedestres. Essa situação tem provocado inúmeras reclamações de cidadãos leopoldinenses que não se sentem respeitados pelos ciclistas.

As reclamações chegaram até a Câmara Municipal de Leopoldina que não apenas discutiu o tema, mas também se manifestou oficialmente através de duas proposições elaboradas pelo vereador Waldair Barbosa Costa.

Inicialmente, o parlamentar apresentou uma indicação sugerindo ao Poder Executivo, através do setor de trânsito do município, a colocação de placas nas vias públicas, indicando a proibição de trânsito de bicicletas nos passeios, nas praças e na contramão de direção.

Além disso, o vereador também apresentou uma Representação solicitando que seja encaminhado um ofício ao Comandante da 37ª Cia. Polícia Militar de Leopoldina, Tenente Gilmar Guilherme Ferreira Seoldo, sugerindo a realização de uma campanha educativa. Segundo Waldair Costa, a medida poderia envolver as escolas, os meios de comunicação e as mídias sociais com a finalidade de conscientizar a população de que a condução de bicicletas nos passeios, praças e na contramão constitui-se infração prevista no Código Nacional de Trânsito.

Após as discussões regimentais, a Indicação nº 380/2019 e a Representação nº 42/2019 foram aprovadas por unanimidade e receberam assinaturas de apoio de Jurandy Fófano Vieira, Sebastião Geraldo Valentim, Antônio Carlos Martins Pimentel, Kélvia Raquel, Ivan Nogueira e José Ferraz Rodrigues.

(Ilustração: Senado Federal)

PJ2