Você está aqui: Página Inicial / DANÇA DO MINEIRO PAU TERÁ DIA DE CELEBRAÇÃO EM LEOPOLDINA

DANÇA DO MINEIRO PAU TERÁ DIA DE CELEBRAÇÃO EM LEOPOLDINA

Os vereadores aprovaram projeto de lei instituindo a data de 22 de agosto como o dia da manifestação folclórica do Mineiro Pau, no Calendário Oficial do Município.

O calendário oficial do município de Leopoldina foi acrescido de mais uma data comemorativa: o dia da celebração da manifestação folclórica da Dança do Mineiro Pau. A Câmara Municipal aprovou o Projeto de Lei nº 35/2019, de autoria do vereador Hélio Batista Braga de Castro, que instituiu o dia 22 de agosto.

Em sua justificativa, o autor da proposição salientou que todo município responsável e comprometido com a cultura tem o dever de promover ações para conscientizar a população acerca da importância da Dança do Mineiro Pau.

O vereador ressaltou ainda que as manifestações folclóricas estão recebendo cada vez menos atenção dos entes estatais, o que vem causando o empobrecimento da cultura nos municípios.

O Mineiro Pau é uma dança tipicamente mineira, marcada pelo manejo de bastões de madeira, feitos de arco de pipa ou ipê, os quais marcam o ritmo da coreografia. É considerada uma dança guerreira por causa dos bastões que simbolizam arma de ataque e defesa em simulações de combate.

(Foto: https://www.polisrecreio.com.br/site)