Você está aqui: Página Inicial / CÂMARA DE VEREADORES REALIZA A PRIMEIRA REUNIÃO ORDINÁRIA DE 2021

CÂMARA DE VEREADORES REALIZA A PRIMEIRA REUNIÃO ORDINÁRIA DE 2021

Foram apresentadas e votadas 67 indicações que trataram de assuntos diversos, além de 12 requerimentos com pedidos de informações e 5 projetos de iniciativa legislativa.

A primeira reunião ordinária da Câmara Municipal de Leopoldina aconteceu ontem (1º/02). O evento marcou o início da atividade parlamentar de 2021, embora os parlamentares tenham desenvolvido seus trabalhos normalmente durante o mês de janeiro, apesar do recesso legislativo.

Nesta sessão inicial da nova Legislatura, foram apresentadas e votadas 67 proposições que trataram de assuntos diversos, tais como limpeza em diversos pontos da cidade, reparos de calçamento, reativação de PSF, colocação de iluminação, capina, reforma em escadas, colocação de redutores de velocidade, poda de árvores, reforma de quadras esportivas.

Durante a reunião, os parlamentares deixaram a mensagem de que pretendem exercer com empenho a função de fiscalização dos atos do Poder Executivo. Foram apresentados e aprovados doze requerimentos com pedidos de informações e envio de documentos a cerca de diversas situações que serão analisadas pelos vereadores.

O Poder Executivo não encaminhou nenhuma matéria para ser apreciada nesta reunião, mas os legisladores já apresentaram cinco projetos. Bernardo Guedes apresentou três projetos propondo a inclusão de atividades e conteúdos relativos à Educação Financeira no plano curricular das escolas de ensino fundamental da rede pública municipal; tornar essenciais os serviços de academias de ginástica e similares no município de Leopoldina; e concessão da Medalha do Mérito Leopoldinense à Sra. Michelle Campos Louro.

O primeiro projeto da vereadora Eliléia Santos propõe a criação da Comissão Permanente de Defesa, Controle e Proteção Animal, definindo suas atribuições. Já o vereador Valdilúcio Malaquias apresentou um projeto sobre a proibição do nepotismo no âmbito dos Poderes Executivo e Legislativo do Município de Leopoldina. Os projetos foram encaminhados para análise das Comissões da Câmara que vão emitir pareceres sobre a possibilidade de discussão e votação das matérias.

Durante o expediente de oradores inscritos, os vereadores se alternaram em pronunciamentos acerca de diversos assuntos. Um momento significativo ocorreu quando o vereador Edvaldo Franquido Donato do Vale solicitou um minuto de silêncio pelas vítimas da Covid-19 e em solidariedade às famílias que perderam seus entes queridos para essa terrível doença.

No encerramento da sessão, o Sr. Presidente agradeceu aos vereadores a forma harmoniosa de trabalho que está sendo desenvolvida, citando como exemplo o processo democrático de constituição das comissões permanentes do Legislativo. O parlamentar aproveitou para explicar que as reuniões não estão acontecendo com a presença de público, pois permanece em vigor a Portaria nº 01/2020, que formalizou procedimentos e regras para fins de prevenção à infecção e propagação da Covid-19 no âmbito da Câmara Municipal. José Augusto encerrou sua mensagem desejando pleno êxito a todos os vereadores neste mandato.

(Foto Jornal O Vigilante Online)