Você está aqui: Página Inicial / APROVADA PROPOSTA PARA REALIZAÇÃO DA SEMANA DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE EXPLORAÇÃO INFANTIL

APROVADA PROPOSTA PARA REALIZAÇÃO DA SEMANA DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE EXPLORAÇÃO INFANTIL

Alexandre Badaró sugeriu ainda que a Secretaria de Educação desenvolva nas escolas municipais ações para orientar e alertar sobre a exploração infantil e crimes de internet.

O Brasil está entre os cinco países com o maior número de crimes cibernéticos do mundo e as crianças e os jovens são as vítimas mais fáceis desses delitos, segundo alertas feitos por especialistas do mundo todo. Esta realidade foi discutida em reunião ordinária da Câmara Municipal de Leopoldina, realizada no dia 8 de março de 2021.

O vereador Alexandre Badaró (PSB) apresentou aos demais pares a Indicação nº 343/2021, sugerindo ao Poder Executivo a criação da Semana de Combate a Exploração Infantil e Crimes de Internet nas escolas do município.  

Como argumento para sua proposição, o parlamentar citou uma pesquisa realizada no ano passado, com estudantes de 13 a 15 anos, que mostra que a maioria deles navega pela internet há muitos anos, por mais de quatro horas por semana, frequentemente avançando a madrugada. O estudo apontou que, sem o acompanhamento dos pais, os jovens admitiram acessar conteúdo reservado para adultos e terem encontrado pessoas que conheceram na internet.

O vereador salientou que esses dados reforçam que a educação e a conscientização sobre os perigos atrás da tela são tão importantes, pois as crianças e os jovens, muitas vezes, não têm noção dos perigos que os cercam, mesmo dentro da segurança das paredes de casa, sendo necessária uma orientação sobre os crimes virtuais, abusos, exploração infantil e o uso das ferramentas certas para denunciar.

Alexandre Badaró defendeu que a Secretaria Municipal de Educação poderia desenvolver uma série de ações, para orientar e alertar sobre a exploração infantil e crimes de internet nas escolas, ajudando as crianças a identificar uma situação de perigo a que podem ser expostas, além de aprender a se defender.

Esgotadas as discussões sobre o tema, a proposição foi aprovada por unanimidade.

(Foto ilustrativa disponível na Internet)

error while rendering plone.comments
Transparência

Mídias Sociais

Parlamento Jovem

TV Câmara

Posto de Identificação

Pesquisar no BuscaLeg
Logotipo do BuscaLeg - Buscador Legislativo